terça-feira, 1 de outubro de 2013

IES do Vale do São Francisco discutem melhorias no ensino superior na região

Representantes da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas em Juazeiro e Petrolina (PE) se reuniram, na manhã do último dia 23 de setembro, para discutir propostas que visam fortalecer a atuação das universidades do Vale do São Francisco.

O objetivo é ampliar as relações e a interação entre as instituições em busca de soluções para os desafios enfrentados por elas na região. A iniciativa é da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Julianeli quer estreitar relações entre IES da região
De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, a proposta é estreitar as relações entre as IES que atuam na região, buscando um ensino superior de qualidade por meio do planejamento de ações que possam ser incrementadas conjuntamente.

“Somos referência em ensino superior na região, devemos unir forças para garantir o reconhecimento de polo universitário e pleitear maior apoio dos governos federal e estaduais da Bahia e Pernambuco”, explicou Julianeli.

Além do reitor da Univasf, o encontro também reuniu a diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Aurilene Rodrigues e o diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Ruy Rocha, representando a UNEB; o diretor do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), Moisés Almeida e o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio.

Aurilene: "já somos polo universitário de referência"
Participaram também das discussões o chefe de gabinete da Univasf, Marcelo Ribeiro, e os professores do curso de agronomia do DTCS Jairton Fraga e Manoel Abílio.

Durante a reunião, foram discutidos temas como mobilidade acadêmica, flexibilização curricular, perspectiva de expansão de novos cursos, articulação conjunta para projetos de pós-graduação, residência estudantil conjunta, viabilização do transporte público, fixação dos servidores e promoção de eventos conjuntos.

A diretora do DCH, Aurilene Rodrigues, parabenizou Julianeli pela iniciativa e destacou: “Avalio que já somos um polo universitário de referência, mas precisamos conhecer melhor a dimensão do que é desenvolvido por cada IES que compõe esse polo”. O diretor do DTCS, Ruy Rocha, complementou “Juntos vamos poder atender melhor as demandas da região e do Nordeste”.

Ruy: “Juntos vamos atender melhor as demandas"
Os dirigentes pretendem criar um documento que possa orientar a integração de ações entre as instituições. O próximo encontro do grupo está agendado para novembro. Na pauta estão previstas apresentação de dados sobre as IES (graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, assistência estudantil e gestão); avaliação do Vale como polo de ensino superior; produção de uma carta do ensino universitário, com as intenções e propostas do grupo para encaminhamento de agendas aos governos estaduais da Bahia e Pernambuco e federal.

Texto: Sheila Gomes, do Núcleo de Comunicação do DCH/Campus III, com edição da Ascom. Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário